Idiomas

quarta-feira, 16 de março de 2011

SOMENTE OS GÊNIOS SE TORNAM MILIONÁRIOS?


Recentemente, este fim de semana passado para ser mais exato, eu assisti o filme "Rede Social". Aquele do facebook. Eu sei, eu sei, estou meio atrasado mas antes tarde do que nunca como dizem por aí, afinal, está cada vaz mais difícil (ou fácil para quem está com bastante tempo livre) acompanhar tudo o que aparece no cinema, e outras mídias familiares.
Não tenho nenhuma crítica quanto á produção e narrativa do filme, detalhes técnicos, enfim. Porém aquela história... a história do Mark Zuckerberg, me fez refletir, ter depressão, empolgação e até uma certa ponta de inveja, tudo de uma só vez. É como se eu quisesse por uns instantes estar na pele dele. Estar e não estar ao mesmo tempo. Ver o que um rapaz bastante jovem conseguiu em pouco tempo e ver as consequências acarretadas, te faz querer analisar e colocar tudo numa balança ponderando se compensaria passar pelo mesmo caminho, para dizer o mínimo.
O fato é que estamos numa época em que todos procuram abrir seu próprio negócio. Ter uma visão de negócios refinada, ter o feeling como dizem. O discurso e as atitudes mudaram dos tempos em que eu era adolescente e me instruíam a estudar, entrar em uma boa empresa e "crescer" dentro dela com promoções. Naquela época não só dava certo como talvez fosse a única opção. Atualmente também se pode fazer isso mas este plano de carreira já deixou de ser o carro chefe. Um fato é que, querendo ou não, as oportunidades aumentaram consideravelmente, tanto de instrução quanto de profissionalização. Outro fato é que existem níveis de persistência e ambições diferentes de acordo com a capacidade e necessidade de cada um. Certamente a concorrência aumenta acima do normal e a palavra chave dos tempos atuais é excelência.
Mas como saber se você tem potencial? Pode parecer até brincadeira, mas desde que você seja honesto/honesta consigo mesmo, basta apenas uma pergunta para que se dispare uma cadeia de outras perguntas e possibilidades e quem sabe resolver a sua vida profissional.
Pare, relaxe, concentre-se e pergunte: "Eu entendo muito de quê?" ou "eu sou muito bom em quê?"...pensou? Pois é. Se você não achou resposta é sinal de que você vai ficar um bom tempo trabalhando para os outros, para conseguir uma "bagagem" frente a algum determinado ofício. Se encontrou a resposta, automaticamente começam a aparecer outras questões do tipo "Como vou aplicar este conhecimento?" ou "O que eu preciso para canalizar este conhecimento em algo viável?". Estes são apenas dois exemplos de uma série de indagações que virão pela frente e se você conseguiu responder a primeira pergunta, provavelmente conseguirá responder todas as questões sucessoras.
O segredo é não ter preguiça de pensar. Muito menos medo. É incrível como as pessoas tem medo de pensar e podam uma ideia com dois ou três segundos de pensamentos por julgar a mesma de bobagem, besteira entre outros adjetivos comuns. Pense sim! Bobagem ou não, as coisas sempre se transformam e o que no começo era ridículo, com um pouco de amadurecimento pode ser a idéia da qual você se arrependeria amargamente o resto da vida se não tivesse dado uma chance. Afinal, quem nunca ouviu dizer que um gênio é feito de 20% de inspiração e 80% de transpiração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário