Idiomas

sexta-feira, 11 de março de 2011

DESIGN VS DESIGNER


De veras a vida prega peças. Eu queria muito ser quadrinhista ou animador. Percebi que eu era melhor com imagens do que sequências, mas meu trabalho era sempre manual. embora eu me simpatizasse com os softwares, eu achava que os mesmos serviam para burlar alguns anos de treinamento árduo em dominar as técnicas de guache, aquarela, carvão vegetal, enfim. E de fato são. Ganha-se tempo, evita-se bagunça (minha mãe me mata quando sismo de dar uma de "Davincci") e por estes motivos não tive uma grande resistência para migrar me afogando no mundo atualizadíssimo dos softwares. Um híbrido. Desenhar manualmente, digitalizar e finalizar no PC. Sempre ilustrações. Por este motivo e por seguir essa linha, não podia suportar a palavra "designer". Para minha concepção, designer era aquela pessoa que não sabia desenhar, então somente usufruía das facilidades de um software para fazer uma pseudo arte e ainda tirar um trôco com isso. Na verdade, não tiro a razão de quem ainda pensa assim mas a partir desta data, eu venho tentar clarear esta visão obscura que está por de trás do design e suas vertentes.
Eu, assim como muitos, não respeitava o design como arte, tampouco um designer como artista ou sequer um profissional. Somente pose. E mais uma vez concordo com quem pensa assim. Via-se muito (e ainda se vê) centenas de dezenas de pessoas que dizem com uma boca cheia de malícia: "eu sou designer". É só você pensar em fazer um cartão, flyer, um site talvez... basta pensar. Não precisa pronunciar um só fonema. Só de pensar, aparece um balde de designers para prestar seus valiosos serviços. O sujeito aprende as manhas no Corel Draw, não sabe desenhar uma flor de pauzinhos, e tem toda essa imponência encher a boca de dizer que é designer, se sentindo a última Coca-Cola do deserto. Concordo mais uma vez (em demasia até...).
A irrefutável verdade é que: essas pessoas NÃO são designers! Não tem noção do que é design. Eu não conhecia nenhum designer, tampouco sabia o que é design. E o mundo dá voltas. Hoje eu estou cursando design gráfico e aprendendo sobre o que é design e o que é ser designer. Eu serei designer, de verdade. Tanta gente diz que é designer e nesse mar de usurpadores, não tinha nenhum designer de fato. Por isso eu absorvi a concepção errada do que é design. Aprender a fazer bolo com um pedreiro, vai sair um bolo de pedra, assim como aprender a erguer uma casa com um confeiteiro, vai sair uma casa doce, como da bruxa de Joãozinho e Maria.
O importante é que na faculdade, me foi indicado um livro chamado " A sintaxe da linguagem visual" de Donis A. Dondis onde se explica muitíssima coisa. Para muitos, é o melhor. Estou lendo e gostando muito de poder reparar meu erro de crucificar um segmento de arte visual por causa de profissionais fake que estão soltos por todas as partes. Para estes eu ouvi falar de um livro intitulado "Design para quem não é designer". Não sei mais nada a respeito dele, porém vou procurar a saber, afinal eu não sou designer.
Recomendo para interessados e para quem não quer cometer o meu erro de criar uma antipatia baseada em inverdades e informações falhas sobretudo para quem quer entrar no ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário