Idiomas

domingo, 15 de maio de 2011

QUANTO VALE UM SORRISO?



Mais um de meus cartazes para aula de cor. Desta vez o tema não foi livre, mas sim: "Quanto vale um sorriso?" destaque da exposição anterior (da qual eu fiz parte com o 24 hour comic day). Era para ser algo reflexivo mas eu resolvi perverter o tema (espero que tenha sido somente eu, o que acho difícil) e direcionar a mesma pergunta para algo mais dark.
Se tratando de sorrisos macabros pensei logo no Coringa e no Jack Nicholson com seu personagem do " O Iluminado". Legal é pensar que macabro mesmo é o Jack, uma vez que ele interpretou os dois personagens. Por fim, minha inclinação pelas HQs e também pela sua insanidade ímpar, acabei por escolher o Coringa.
Fundo preto para ficar bem dark. Imagina o Coringa com seu sorriso medonho, saindo da escuridão... eu tb pensei isso.
Desenhei o meu próprio coringa, empolgadão digitalizei, tratei a imagem, fiz tudo o que podia e na hora de colorir... treta! minha tablet já não funcionava de jeito nenhum. Começava a colorir e dava pau. Recomeçava. Passava-se mais um pouquinho de tempo e... pau de novo. Até que por um ataque de ira incontrolável, quebrei a maldita tablet com vários socos (DROGAAAA!!! 300,00 pratas... ) e tive de buscar uma imagem do Coringa na net que não é de minha autoria. Quando puder voltar a colorir descentemente, eu até posto o meu Coringa sinistro aqui.
Embora o Coringa sempre roube a cena onde quer que ele vá, desta vez a grande sacada é mesmo a tipografia. Usei cada letra de uma fonte diferente para despadronizar, inclinando-as de forma desigual para dar o tom de bagunça mesmo. Algumas maiores e outras menores com uma interrogação de cabeça dara baixo. Na cor amarela para contrastar e um contorno laranjado para fazer um degrade e deixar um pouquinho ainda mais confuso.
Após, eu apaguei algumas partes das fontes deixando-as quase ilegíveis. Bem confuso mesmo. Uma coisa meio dadaista sabe; não querer dizer nada? Tipo isso.
O grande segredo foi tentar representar com o tipograma, o que se passa na cabeça do Coringa, que sem dúvida deve ser algo confuso e sem sentido algum. A partir disso, a pergunta "quanto vale um sorriso?" se inverte tipo: vale mesmo a pena sorrir a ponto de ficar como o Coringa?
E então? O que você acha?

Um comentário:

  1. faz direito
    sabe nem escrever esse sorriso ai...
    a letra O ta parecendo um I...
    lixo

    ResponderExcluir