Idiomas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

24 HOUR COMIC DAY


Quem não conhece o 24 Hour comic day, trata-se de um evento idealizado por Scott Mc cloud, um profundo conhecedor das artes sequenciais, onde em uma data específica , deve-se fazer uma história em quadrinhos (tema livre) de vinte e quatro páginas em 24horas. Não tem prêmio, não é concurso, não tem nenhuma outra organização oficial. Simplesmente quem quer encara este desafio, em casa, sozinho, ou em grupos que se espalham pelo mundo todo.
Precisava de elaborar um cartaz para a aula de teoria e prática da cor, com tema livre. Eis que surge esta idéia de homenagear este evento com o cartaz acima ( e de quebra, arrecadar alguns pontos e engrossar o portifólio.). Como o trabalho é de teoria e prática, preciso de toda a fundamentação para não fazer nada avulso (óbvio).
Tratando-se de um evento de arte sequencial, onde o prazo é curtíssimo, logo veio a primera ideia. Uma página de quadrinhos, para simbolizar o evento, com um relógio que simboliza o tempo/prazo determinado para fazer as 24 páginas. Ótimo. Depois me veio a idéia das cores. Pensei de cara em cores quentes porque quem participa deste evento precisa ficar ligado o tempo todo, uma vez que é pouco tempo para muito trabalho. Queria fazer o fundo de vermelho, porém num segundo pensamento, preferi fazer com amarelo que é a cor quente mais clara e representa a luz, necessária tanto para se manter acordado, quanto para desenhar. Vetorizei o relógio e o coloquei na cor vermelha para passar a energia e empolgação. Testei o relógio com a cor laranja, que passaria a alegria e descontração, porque afinal, o evento não passa de uma brincadeira, mas optei pela cor vermelha ao me atentar que o laranja é uma cor secundária que deriva do amarelo + vermelho, assim eu conseguiria transmitir as três sensações da qual eu queria.
Com duas cores muito chamativas quase que disputando a atenção, onde eu colocaria a logo sem com que ela sumisse no cartaz? Exato! Isso aí mesmo que você pensou. Bem no meio do cartaz. Coloquei um efeito granulado para simular um lápis 6B que é um dos mais porosos e se desmancha fácil, deixando essa granulação tipo um giz de cera (com esta resolução menor não dá para ver mas na versão impressa ficou uma beleza!).
Pensei também em colocar uma data no cartaz ou o ano do evento, mas deixei de mão esta idéia ao constatar que é um evento muito específico para um público já direcionado, e este público já sabe do que se trata.
No mais, eu gostei bastante desse cartaz. Achei parecido com aqueles pop art dos anos 60, onde os recurso de cores eram escassos e os trabalhos ficavam bem chamativos mesmo. O bom mesmo é saber que consegui passar o que eu queria neste cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário